Há uma nova prisão para mulheres na Beira Interior

No espaço há agora salas de convívio, refeitórios, cozinhas, ginásio e capela. Em breve haverá ainda quartos para visitas íntimas.

Onde anteriormente funcionou o Centro Educativo do Mondego, na freguesia de Cavadoude (Guarda), existe agora uma nova cadeia para mulheres dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Viseu e Portalegre, inaugurada esta quinta-feira, dia 21, pela secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro Mesquita.

Durante muitas décadas o espaço albergou menores que haviam cometido crimes, na tentativa de os reabilitar, mas há cerca de um ano encerrou para ser requalificado e transformado numa cadeia diferente.

De acordo com o diretor geral de Reinserção e Serviços prisionais, Celso Manata, esta prisão, que é uma extensão do Estabelecimento Prisional da Guarda, está especialmente vocacionada para mulheres (regime aberto e fechado), mas também vai receber alguns homens, sobretudo os reclusos mais velhos e em regime aberto. Terá um total de 82 vagas: 61 para mulheres e 21 para homens.

No espaço há agora salas de convívio, refeitórios, cozinhas, ginásio e capela. Em breve haverá ainda quartos para visitas íntimas.
A formação das reclusas também vai ser uma prioridade, estando igualmente disponíveis várias salas para o efeito. Os postos de trabalho do antigo Centro Educativo estão salvaguardados.


Conteúdo Recomendado