Guarda volta a celebrar Santos Populares depois de dois anos de interregno

Cada um dos 12 bairros participantes vai ter bailaricos, tasquinhas, uma fogueira, a Boneca dos Santos Populares e outros festejos.

O município da Guarda volta, este ano, a celebrar os Santos Populares, com animação bairro a bairro, já a partir de sábado e uma festa final de dia 24 a dia 26, anunciou a Câmara.

A celebração, interrompida durante os últimos dois anos devido à pandemia de covid-19, começa no sábado, com o desafio formulado pelo município aos bairros da cidade para participarem na Festa dos Santos da Guarda.

Assim, cada um dos 12 bairros participantes vai ter bailaricos, tasquinhas, uma fogueira, a Boneca dos Santos Populares e outros festejos.

A iniciática começa no sábado no bairro de Alfazares e continua no domingo no bairro de Nossa Sr.ª de Fátima. Seguem-se os bairros de Sequeira, dia 13, Torrão, dia 14, Luz, a 15 de junho, Lameirinhas, dia 16, Galegos (17), Guarda-Gare (18), Póvoa do Mileu (19), Pinheiro (20), São Vicente (21) e Bonfim, dia 22.

Os 12 bairros irão também estar presentes “através das respetivas associações” na festa de encerramento, prevista para decorrer durante três dias, na Praça do Município, “garantindo os comes e bebes”.

Uma das novidades da edição deste ano, segundo a nota da Câmara Municipal, será o concurso do Melhor Caldo-de-Grão, tradicional do município “e que faz as delícias dos guardenses há séculos”, referiu.

“O público vai poder provar todos os caldos-de-grão candidatos, tanto nos respetivos bairros, como na Festa de Encerramento. O vencedor será anunciado a 26 de junho”, adiantou o município.

Na festa de encerramento destaque para as Marchas Populares (dia 25, às 21:30), “que nesta edição contam exclusivamente com marchas convidadas”.

O programa inclui ainda uma feira de artesanato, espaço gastronómico com iguarias locais e regionais e animação musical variada “com bombos, cavaquinhos, concertinas, grupos de cantares e fanfarras durante o dia e com os tradicionais bailaricos ao final das três noites” e um concerto de Emanuel, no dia 25, após o desfile das marchas populares.

Este ano, a Feira Anual de São João terá nova localização, passando para a zona dos estacionamentos do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare.

“Devido à relocalização da feira anual, o Município garante, nesse dia, o reforço dos transportes públicos na linha número 1 – que serve a zona da Estação – através de desdobramento de carreiras, caso seja necessário”.


Conteúdo Recomendado