Guarda vai ter uma Ciclovia ao longo da Viceg

O projeto de autoria dos arquitetos João Marujo e Carla Madeira terá nove quilómetros numa primeira fase.

Sob o tema “Mobilidade Urbana Sustentável as Conferências da Guarda realizaram-se ontem, à tarde, as Conferências da Guarda, nos Paços do Concelho.
A iniciativa estava dividida em três painéis, sendo que a abertura ficou a cargo do presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro e do secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes.

O primeiro painel foi dedicado ao tema “Dos territórios sociais da mobilidade ao desenho dos modos suaves”, apresentado pela CEO da Mobilidade e Planeamento do Território (MPT) e também professora universitária na área da Mobilidade, Paula Teles.

No segundo painel estiveram outros temas em debate, tais como “Uma análise prospetiva sobre a reorganização do trânsito e estacionamento na cidade da Guarda e do Plano Rodoviário Municipal 2040” e a apresentação do “Projeto Hi-Reach – Projeto piloto europeu de Exclusão na Mobilidade – Caso de estudo: Concelho da Guarda”.

E, por fim, o arquiteto João Marujo apresentou a “Pedovia / Ciclovia da Cidade da Guarda” no âmbito do projeto “O incremento dos modos suaves no acesso ao Parque Industrial da Guarda – Apresentação do Projeto Pedovia / Ciclovia da Cidade da Guarda”. O projeto de autoria dos arquitetos João Marujo e Carla Madeira terá nove quilómetros numa primeira fase e vai acompanhar a Viceg (Via de Cintura Externa da Guarda), para que os habitantes da cidade também possam deslocar-se para o trabalho a pé ou de bicicleta. A infraestrutura que fará a ligação entre a zona do Instituto Politécnico e o bairro de São Domingos, com passagem pelo Parque Industrial e pela zona da Guarda-Gare, tem um percurso contíguo à VICEG.

“Guarda para todos”, “Acessibilidade do Parque Urbano do Rio Diz” e “Bandeira Cidades e Vilas de Excelência – Nível II” foram os temas abordados no terceiro e último painel das Conferências, apresentado por Pedro Ribeiro da Silva, coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência.


Conteúdo Recomendado