A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que está a investir cerca de 400 mil euros em ações de execução de faixas de gestão de combustível junto de vias rodoviárias e de áreas industriais.
A autarquia presidida por Álvaro Amaro explica em comunicado hoje publicado na sua página na internet que o investimento é realizado com o objetivo de cumprir a legislação em vigor e tendo em conta o previsto no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O município indica que está a executar “a faixa de gestão de combustível de 10 metros associada a 500 quilómetros de rede viária pavimentada, perfazendo um total de cerca de 1.000 hectares de intervenção”.
A Câmara Municipal da Guarda também irá executar as faixas de proteção de 100 metros aos polígonos industriais existentes no concelho, nomeadamente no Parque Industrial (com um total de 24,24 hectares) e na Plataforma Logística (com a área de 45,86 hectares).
Segundo a fonte, as ações de limpeza serão também realizadas em 10 pontos de água do concelho “com elevada importância estratégica”, numa faixa de 30 metros.
As ações de silvicultura previstas para o meio urbano e rural do município da Guarda permitirão “a redução da carga combustível existente e a consequente diminuição de risco de incêndio”, refere a nota.