Guarda exige horários articulados na Linha da Beira Baixa

O investimento total no projeto de modernização deste troço foi de cerca de 77 milhões de euros, 52 milhões dos quais respeitantes à obra física, que permitirá reabrir um troço que estava fechado desde 2009.

A Assembleia Municipal da Guarda aprovou hoje uma moção a propor que o município exija à CP horários e serviços na Linha da Beira Baixa “que desenvolvam o transporte ferroviário em articulação com os transportes rodoviários e particulares”.

A moção, apresentada no período de antes da ordem do dia pelo deputado da CDU Aires Dinis, foi aprovada por unanimidade.

Na apresentação do documento que foi aprovado pela Assembleia Municipal, presidida por Cidália Valbom (PSD), que reuniu no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda, Aires Dinis referiu que, após analisar os horários “provisoriamente oferecidos” pela CP para o troço da Linha da Beira Baixa Guarda – Covilhã, que começa a funcionar no domingo, concluiu que a empresa revela “falta de ambição” em competir com o transporte rodoviário.

Segundo o deputado, “considerando que no serviço regional os horários têm que ter uma lógica que sirva as populações locais tanto nos trajetos de longo curso como dentro da região”, após analisar os horários disponibilizados, concluiu que “a CP mostra uma enorme falta de ambição, não tendo qualquer vontade de competir com o transporte pessoal (…) e com as empresas rodoviárias”.

A CDU propõe na moção que a Câmara Municipal da Guarda “exija da CP horários e serviços ferroviários que desenvolvam o transporte ferroviário em articulação com os transportes rodoviários e particulares e desenvolver sinergias que recuperem a região e deem a resiliência necessária” para que se ultrapassem “os tempos difíceis” atuais.

Na discussão do tema, Luís Aragão, do PSD, referiu que “todos” são “a favor de uma ligação eficaz, rápida e barata” entre as várias cidades da região e também em relação àquelas que são servidas pela Linha da Beira Baixa.

António Monteirinho, líder da bancada do PS na Assembleia Municipal da Guarda, disse que a inauguração do troço da Linha da Beira Baixa que liga Guarda – Covilhã “é um acontecimento importante e reveste-se de uma importância maior, porque é mais uma das promessas que o PS vem cumprir”.

O diretor de Empreendimentos da Infraestruturas de Portugal, José Carlos Clemente, referiu, na quarta-feira, num seminário ‘online’ promovido pela empresa sobre a reabertura à circulação ferroviária do troço Covilhã – Guarda na Linha da Beira Baixa, que “a abertura ao serviço comercial” do troço está prevista para o domingo.

A cerimónia do ato de consignação da empreitada e do lançamento dos trabalhos, que incluíram a construção da Concordância das Beiras, troço de ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa, decorreu em 05 de março de 2018, na Covilhã.

O investimento total no projeto de modernização deste troço foi de cerca de 77 milhões de euros, 52 milhões dos quais respeitantes à obra física, que permitirá reabrir um troço que estava fechado desde 2009.

A obra integrou, entre outros trabalhos, a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já estavam intervencionados), bem como a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, drenagem e estabilização de taludes e a iluminação e automatização e supressão de passagens de nível.


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