Guarda distinguida como “Destino Gastronómico do Ano”

A iniciativa, organizada pela Revista de Vinhos, visa reconhecer o bom trabalho feito ao longo do ano de 2022 nos setores do vinho, gastronomia e enoturismo.

A cidade da Guarda foi distinguida como “Destino Gastronómico do Ano 2022”, na 26ª Gala ‘Os Melhores do Ano 2022’, uma cerimónia que decorreu no passado dia 3 de fevereiro e que lotou a Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto.


O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, recebeu o prémio, da Categoria Restaurantes, Inovação e Serviço, pelas mãos de Leonor Freitas, empresária e proprietária da Casa Ermelinda Freitas.


No seu discurso o autarca agradeceu o prémio e referiu que “aquilo que vimos aqui [na peça] são pequenos ingredientes para que possam visitar a cidade mais alta e toda a região da Serra da Estrela. É sempre um grande marco. Que possam visitar [a região] pela nossa gastronomia e também pelos vinhos da nossa região, ora não fosse a região da Guarda, o nosso distrito, a capital de três grandes regiões vitivinícolas: Beira Interior, Dão e Douro”.


“A Guarda tem o seu receituário tipicamente serrano com base no porco, no borrego, na vaca jarmelista e nos peixinhos do rio. Cabrito assado no forno, o bacalhau à Conde da Guarda e os tradicionais enchidos são alguns dos pratos típicos que podem ser desgostados”, explica a autarquia.


A sua gastronomia varia muito conforme as estações, sendo que no outono e inverno destacam-se algumas das melhores delícias, como a Sopa de Castanhas ou o Caldo de Grão. Os doces também são famosos, como o Arroz Doce, o Dom Sancho, bolo feito com massa folhada e recheio de creme de queijo, e a Bola Parda, um bolo tradicional guardense.


A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior (CVRBI), Rodolfo Queirós, da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.


A iniciativa, organizada pela Revista de Vinhos, visa reconhecer o bom trabalho feito ao longo do ano de 2022 nos setores do vinho, gastronomia e enoturismo. Estes prémios são realizados desde 1996, e distinguem “Os Melhores do Ano”, sendo mesmo apelidados no setor em Portugal como os “Óscares do vinho e da gastronomia” em Portugal.


Conteúdo Recomendado