GNR deteve 19 pessoas por tráfico de armas de fogo na Guarda e Viseu

A GNR anunciou hoje a detenção de 19 pessoas – 18 homens e uma mulher -, na sequência de uma operação de combate ao tráfico de armas de fogo, que decorreu nos distritos de Viseu e Guarda.

De acordo com o comandante do Destacamento da GNR de Mangualde, José Lopes, a operação decorreu em Mangualde (distrito de Viseu), em Pinhel (distrito da Guarda) e na cidade da Guarda ao longo de todo o dia de domingo.

“Foram detidos 18 homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 21 e os 65 anos, sendo 15 dos detidos de Mangualde. Estas detenções surgem após investigação de cerca de um ano com base num processo relacionado com extorsão de armas de fogo”, revelou.

A operação envolveu um total de 220 militares dos comandos territoriais da GNR de Viseu, Guarda e Coimbra; Unidade de Intervenção e Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda, que deram cumprimento a 33 mandados de busca e cinco mandados de detenção.

“Esta rede, que operava nos distritos de Viseu e Guarda, dedicava-se a transformar armar para vender. Pegavam em armas de alarme e transformavam-nas em armas capazes de disparar munições”, esclareceu.

No decorrer da operação foram apreendidas 51 armas de fogo, 1.625 munições de diversos calibres, três silenciadores, cinco cartucheiras, 28 detonadores, uma mira telescópica e diverso material para transformação e modificação de armas.

Foram ainda apreendidas cerca de 1.800 peças de vestuário presumivelmente contrafeitas, 56 doses de heroína, seis telemóveis, um cofre e 65 euros em numerário.

Os detidos vão ser presentes na terça-feira a primeiro interrogatório judicial.


Conteúdo Recomendado