Fundação “la Caixa” reforça apoio psicossocial dos cuidados paliativos da Unidade Local de Saúde da Guarda

Fundação “la Caixa” reforça apoio psicossocial dos cuidados paliativos da Unidade Local de Saúde da Guarda.

O Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação “la Caixa” em Portugal, designado por Programa Humaniza, impulsionam a criação de 10 equipas de apoio psicossocial distribuídas por diferentes regiões do país, nomeadamente a Unidade Local de Saúde da Guarda, a fim de reforçar o apoio a pessoas com doenças avançadas, segundo uma nota informativa.

O Programa será realizado em estreita colaboração com o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde das Regiões Autónomas.

As principais iniciativas do Programa são o apoio à qualificação profissional de médicos em cuidados paliativos, criação de equipas domiciliárias, apoio a associações para implementação de projetos de sensibilização pública e promoção de apoio no processo de doença e de luto, criação de Espaços “la Caixa” em ambiente hospitalar dedicados ao acolhimento para atividades diárias de pessoas com doenças avançadas e familiares, e criação de centros de excelência em cuidados paliativos, entre outras.

O Programa Humaniza é agora alargado e adaptado a Portugal e consiste na implementação de um modelo de intervenção por equipas de apoio psicossocial (EAPS).

As equipas que integram este Programa são profissionais com formação e experiência para prestar apoio psicossocial e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspetos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares.

Esta iniciativa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos, tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários.  

Em Portugal foram selecionados 10 projetos para constituição de equipas de apoio psicossocial, integradas em equipas de cuidados paliativos, distribuídas por diferentes regiões do País, de entre elas: Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E.; Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E.; Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E.P.E.; Instituto São João de Deus (Lisboa); Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E.; Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira – SESARAM, E.P.E.; Santa Casa da Misericórdia do Porto; Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E.; Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, E.P.E. (Açores) e Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.

A Fundação “la Caixa”, elaborou o seu plano de ação para 2018 em Portugal fruto da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.  O principal objetivo deste plano é apoiar pessoas com doenças avançadas e os seus familiares, e fomentar o emprego junto de grupos vulneráveis, apoiar projetos de investigação e divulgar a cultura e a ciência.


Conteúdo Recomendado