Depois de vários dias de calor, a fazer lembrar um verão de São Martinho antecipado, o frio chegou esta sexta-feira, com os termómetros a baixarem vários graus, na maior parte dos distritos do país.
Para hoje, dia 25 de outubro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê 19ºC para Faro, 18ºC de máxima para Lisboa e Évora e 15ºC para o Porto.
O distrito mais fresco será a Guarda, com 12ºC de máxima e 3ºC de mínima. Já o mais quente será Setúbal, o único em Portugal Continental a chegar aos 20ºC de máxima.
Nos Açores as temperaturas deverão variar entre os 21ºC e os 19ºC de máxima e na Madeira devem chegar aos 23ºC.
Além do frio, quem chegou foi também a chuva. O IPMA prevê chuva para hoje para quase todo o território nacional à exceção de Faro, Sagres, Portalegre e Castelo Branco, assim como das ilhas açorianas, onde o céu vai estar apenas nublado com algumas nuvens.
Cenário idêntico espera-se para amanhã, sábado, dia 26 de outubro. À exceção dos arquipélagos, o IPMA prevê que chova em todo o território nacional.
Já as temperaturas vão manter-se frescas. Apenas Setúbal e Santarém chegam aos 20ºC. Em Lisboa, Évora e Faro os termómetros deverão chegar aos 19ºC e no Porto aos 16ºC. O distrito mais fresco continua a ser a Guarda com 9ºC de máxima e 3ºC de mínima.
No domingo, 27 de outubro, o sol volta a brilhar (apesar de em alguns distritos, entre nuvens), prevendo o IPMA apenas chuva para a ilha açoriana das Flores.
Quanto às temperaturas, Setúbal deverá continuar a ser o distrito mais quente no domingo, com 21ºC de máxima, e a Guarda o mais fresco, com 12ºC. Lisboa, Évora e Faro mantêm-se nos 19ºC de máxima e o Porto deverá subir até aos 18ºC.