Festa da Castanha e da Jeropiga em Famalicão da Serra

A aldeia de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, será palco da Festa da Castanha e da Jeropiga no fim de semana de 4 e 5 de novembro.

O evento é organizado pelo Centro Cultural de Famalicão da Serra e está integrado no ciclo de Festivais de Cultura Popular, promovido pela Câmara Municipal da Guarda.

A autarquia salienta, numa nota, que “a promoção dos recursos endógenos e a salvaguarda de saberes ancestrais marcam a diferença desta festa, que pretende, acima de tudo, homenagear uma comunidade que se distingue por conservar a sua identidade cultural”.

Nesta edição, “a aposta convergirá na promoção, não só do produto endógeno em questão (a castanha e derivados), como também na cestaria em castanho de Famalicão da Serra”, refere a organização.

Os promotores recordam que segundo as tradições de S. Martinho, os rapazes juntam-se e partem para o campo à procura de caruma e lenha para fazer um grande magusto na praça central, onde as castanhas assadas acompanham a jeropiga e a folia invade cada canto da povoação.

Famalicao Castanha

Conteúdo Recomendado