Ferreira Gomes lidera Conselho Geral da UBI

O ex-secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI), anunciou esta instituição sediada na Covilhã.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a UBI adianta que a eleição decorreu esta segunda-feira na reunião de tomada de posse dos membros cooptados, tendo ainda sido eleito para vice-presidente o coordenador-adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior e ex-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino.

Citado na nota de imprensa, o novo presidente do Conselho Geral sublinhou que o novo cargo lhe confere uma “grande responsabilidade” e expressou o objetivo de “conhecer os problemas e as ambições da UBI, para colaborar na melhor resposta a dar”.

José Ferreira Gomes e João Paulo Catarino integram o conjunto de oito personalidades externas que, em fevereiro, foram cooptadas para este que é o órgão máximo da UBI.

Deste grupo fazem ainda parte Anselmo Crespo (subdiretor da rádio TSF), Carlos Coelho (CEO da Celtejo), João Carvalho (empresário dos setores têxtil e vinícola), Jorge Soares (diretor do programa Gulbenkian Inovar em Saúde), Paula Panarra (diretora-geral da Microsoft Portugal) e Pedro Dias (elemento da direção da Federação Portuguesa de Futebol).

O Conselho Geral é ainda composto por 15 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes e um representante do pessoal não docente.

No total, são 29 elementos que têm mandato para quatro anos e aos quais caberá, entre outras, a tarefa de escolher o próximo reitor da UBI, no processo eleitoral que decorrerá este ano.


Conteúdo Recomendado