Feira do Queijo DOP quer ajudar produtores a escoar a produção

A montra digital tem início hoje e prolonga-se até ao final do mês,.

Os pequenos produtores de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP) Serra da Estrela e Rabaçal vão ter à disposição uma feira na Internet para os ajudar a escoar a produção, na sequência das quebras registadas devido à covid-19.


A montra digital tem início hoje e prolonga-se até ao final do mês, “com condições promocionais para os pequenos produtores de queijo DOP”, informa a organização, em comunicado.

A Feira do Queijo DOP “é uma iniciativa aberta a todos os produtores de queijo DOP da região que a ela se queiram associar, aumentando todos os dias o número de produtos disponíveis nesta feira ´online`”, é referido na nota, onde se indica que “a logística e distribuição até casa dos clientes será da responsabilidade dos CTT”.

Esta é uma iniciativa conjunta dos Correios de Portugal, do Dott, loja na internet que trabalha com o catálogo e ´stocks` das empresas vendedoras, para apresentar os produtos aos seus clientes, e da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

“Com esta iniciativa, as três entidades apoiam o negócio dos pequenos produtores de queijo DOP, cujas vendas sofreram fortes quebras devido ao isolamento social voluntário e estado de emergência para proteção da pandemia covid-19”, referem as entidades promotoras.

Segundo a organização, trata-se da primeira iniciativa do género organizada pelas entidades envolvidas, que pretendem facilitar a transação entre o produtor e o consumidor.

“Esta é a primeira feira online organizada pelos CTT e pelo Dott, seguindo o compromisso de apoiar as empresas e os clientes no atual contexto, possibilitando que a economia continue a funcionar, que os pequenos produtores tenham a possibilidade de escoar os seus produtos e que os portugueses possam continuar a consumi-los, adquirindo-os a partir de casa”, acentuam os responsáveis, na nota enviada à agência Lusa.

Os promotores da iniciativa sublinham que tanto as entidades envolvidas como os produtores estão a implementar “medidas de mitigação de contágio” pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, e “a seguir todas as recomendações das autoridades competentes para a proteção dos colaboradores e clientes”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, registaram-se 435 mortes e 15.472 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.


Conteúdo Recomendado