A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) inaugurou hoje a sua nova sede, cedida pela Câmara Municipal da Guarda, que inclui um espaço museológico dedicado à vida e obra do antigo dirigente Madeira Grilo.
As novas instalações da FBDG ocupam um edifício do centro histórico da cidade mais alta do país que, nos últimos anos, serviu de sede do Clube de Caça e Pesca local.
O espaço também acolhe algum do espólio do antigo dirigente Manuel Madeira Grilo, que morreu, com 83 anos, no dia 11 de setembro de 2014.
O presidente da FBDG, Paulo Amaral, que também preside à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mêda, disse à agência Lusa que a nova sede vai dar “nova dinâmica” à instituição que abrange as 23 associações de bombeiros que existem nos 14 concelhos do distrito.
Paulo Amaral afirmou que o espaço museológico, denominado “Sala Professor Madeira Grilo – Bombeiros uma paixão eterna”, permite “dignificar muito mais o centro histórico” da Guarda e estará aberto a todos os visitantes.
Na cerimónia inaugural, o presidente da Assembleia Geral da FBDG, Álvaro Guerreiro, agradeceu ao município da Guarda, que cedeu o edifício por 30 anos, pois com o gesto foi possível “ter em exposição permanente o espólio de Madeira Grilo”.
O presidente da autarquia, Carlos Chaves Monteiro, lembrou que a inauguração da sede da Federação de Bombeiros era “uma ambição antiga” dos seus dirigentes, acrescentando que, pelo facto de se localizar no centro histórico, contribuirá para a dinamização daquela zona da cidade, “um espaço que necessita de ser revitalizado”.
“É importante que haja cada vez mais instituições e pessoas que contribuam para a dinamização do centro histórico”, declarou Carlos Chaves Monteiro que, referindo-se a Madeira Grilo, considerou ter sido “sempre um homem de causas, um homem atento”.
O antigo dirigente da FBDG foi também considerado “um ilustre cidadão da Guarda” e “um ilustre homem dos bombeiros portugueses” pelo presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.
A família de Madeira Grilo ofereceu o espólio que inclui, entre outros objetos, diplomas, distinções, medalhas, fotografias e publicações.
José Grilo, filho de Madeira Grilo, falou em nome da família, afirmando que os familiares estão “todos muito orgulhosos e muito emocionados” com a inauguração do espaço museológico.
“Todas estas peças que estão aqui têm uma história e um valor. Foram-lhe entregues [ao pai] em troca de benefícios que ele fez, de obras e de agradecimento”, afirmou.
Na mesma cerimónia, a Liga dos Bombeiros Portugueses distinguiu Álvaro Amaro, que suspendeu as funções de presidente da Câmara da Guarda por ser candidato às eleições europeias, por proposta da Federação Distrital de Bombeiros.