De 7 a 9 de dezembro, Belmonte recebe o ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa”, com o evento “Festa das Luzes”, que tem como mote a luz que iluminará o olhar dos visitantes sobre “o património ímpar da Aldeia Histórica de Belmonte”.
A Aldeia Histórica desafia ainda todos os interessados a participar num Espetáculo Comunitário a ter lugar no dia 8 de dezembro, no decorrer da “Festa das Luzes”. O espetáculo inicia Junto ao edifício da Câmara Municipal de Belmonte, às 21h30.
A direção do espetáculo é da responsabilidade da Associação Coruja do Mato.
PROGRAMA
8 de dezembro
9h – Passeio Micológico (saída de campo recolha e identificação de cogumelos) *
O passeio será conduzido por técnico especialista nesta área que nos mostrará as curiosidades e particularidades das espécies locais.Técnico: Rui Cardoso Ramos
Local de Encontro: Junto à Loja do Cidadão
13h – Almoço Micológico (destinado aos participantes do passeio), confecionado pelo Chef Vladir Lubave.
14h– Abertura Mercadinho de produtos locais
Local: Centro Histórico de Belmonte
15h – Exposição Espécies Micológicas encontradas.
Local: Loja do Cidadão
16h – Oficina Saber-Fazer Sabão de Azeite com Eli Bete
Local: Museu Judaico de Belmonte
17h – Showcooking (Sugestões de pratos apresentados pelo Chef convidado, que mostra o trabalho de residência em Belmonte na utilização de produtos da região) – Chef Miguel Cizeron
Local: Loja do Cidadão
18h – 7.ª Luz
Concerto Alma Menor
Local: Museu Judaico de Belmonte
18h30 – Gastronomia/ Visita / Mercado
Local de encontro: Junto Museu Judaico de Belmonte
“Ronda dos Recados” (percurso pedestre sob orientação, para equipas)
O objetivo será fazer com que os participantes possam além de conhecer Belmonte de forma lúdica, tenham contacto direto com gentes da terra e sua história. O percurso será feito pelo “Percurso de Luz”, com provas e degustações, mercado e conhecimento da história. Tornando-se numa visita guiada e uma refeição a não perder.
21h30 – Espetáculo Comunitário (criação itinerante, com a participação e envolvência da comunidade, dirigida por Coruja do Mato)
Local de concentração: Junto ao edifício da Câmara Municipal de Belmonte
22H30 – Concerto de: Omiri
Local: Auditório da Santa Casa da Misericórdia
9 de dezembro
9h – Inauguração do PR Caminhos Históricos AHP – Percurso Histórico da Serra da Esperança
Local de encontro: Junto Ecomuseu do Zêzere
16h30 – Sessão de Cinema: Nove meses de Inverno e três de Inferno de João Pedro Marnoto, com a presença do realizador.
Local de encontro: Auditório do Museu Judaico
18h – Última Luz