Espaço do Cidadão de Caria e Museu do Território na Casa da Torre inaugurados este mês

Está marcada para o próximo dia 26, a cerimónia de abertura do Espaço do Cidadão de Caria bem como do Museu do Território na Casa da Torre.

O Espaço do Cidadão surgiu no seguimento do protocolo assinado entre o município de Belmonte e a Agência para a Modernização Administrativa com o objectivo de instalar na segunda maior freguesia do concelho de Belmonte um espaço de proximidade que sirva melhor os cidadãos. O presidente da Câmara de Belmonte afirmou que o espaço abrirá com novos serviços e “com um técnico qualificado para prestar toda a informação que a população necessite, reforçando a coesão territorial e social e aumentando a qualidade de prestação de serviços públicos”.

A estrutura vai complementar o trabalho já desenvolvido pela loja do cidadão que está localizada em Belmonte “é um espaço que vai ter um atendimento personalizado para assuntos que as pessoas tem de resolver no seu dia a dia como, por exemplo os pagamentos de água ou a renovação de cartas de condução. Estamos a tentar chegar a um acordo com a EDP para que o serviço de pagamentos também possa ser disponibilizado e isso iria facilitar muito a vida às pessoas”.

No dia 26 deste mês abre na vila de Caria, um Espaço do Cidadão, aproveitando um espaço contíguo à Casa da Torre, junto ao Espaço Internet na vila de Caria.

No mesmo dia será realizada a cerimónia de abertura do Museu do Território na Casa da Torre. Um museu que pretende albergar, tratar e estudar várias peças e achados no município de Belmonte, bem como receber estudiosos e conferências na área da arqueologia. Para o presidente da autarquia de Belmonte é importante recuperar o espólio que está entregue actualmente a outros museus existentes no distrito.

O autarca citou o Museu Francisco Tavares Júnior na cidade de Castelo Branco, onde se encontram peças encontradas nos anos 50 e 60 do século passado em Belmonte e que espera voltem agora à origem “contactei a Câmara de Castelo Branco, que é agora a responsável pelo museu, que nos diz que as peças que lá tem lhe foram entregues e que são do museu. Isto para mim é inadmissível. É património de Belmonte e que nós queremos de volta porque não foi doado. Foi entregue à guarda do museu enquanto nós não tínhamos um espaço para ela. Por isso queremos que elas voltem à sua origem e espero que haja a compreensão do meu colega de Castelo Branco nesse sentido. Nós vamos reivindicar o que é nosso”.

A abertura do Museu do Território está agendada também para o dia 26 deste mês. O município de Belmonte estará assim preparado para voltar a receber o espólio do concelho que está entregue actualmente a outros museus existentes no distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado