Dezasseis concelhos de seis distritos em risco máximo

O IPMA colocou vários concelhos de vários de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio, em especial no Norte, Centro, Algarve e Alentejo.

Dezasseis concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Leiria, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco de incêndio estão os concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Mação Vila Nova da Barquinha (Santarém), Gavião, Marvão, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Alvaiázere (Leiria), Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou vários concelhos de vários de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio, em especial no Norte, Centro, Algarve e Alentejo.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado ou encoberto e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do cabo Raso até final da manhã, e nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira a sul do cabo Mondego.

A partir do meio da manhã, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior Centro e Sul, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste no litoral oeste e nas terras altas, durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro e da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Braga) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Viana do Castelo) e os 33 (em Évora).


Conteúdo Recomendado