O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Guarda, inserido no Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Guarda, deteve um homem de 35 anos no concelho de Belmonte, no passado dia 14 de julho, por indicação no Sistema de Informação Schengen (SIS).
No âmbito de uma fiscalização aleatória, os militares da Guarda, após realização de diversas diligências policiais “apuraram que o suspeito tinha um mandado de detenção europeu pendente por burla qualificada”.
O Comando Territorial da Guarda informa que suspeito foi detido e presente ao Tribunal Judicial de Coimbra e após ser ouvido “será entregue às autoridades espanholas para continuação dos trâmites legais do processo”.
De referir que o SIS é uma base de dados com informações compartilhadas entre países do Espaço Schengen e da União Europeia, que podem ser acedidas pelas forças de autoridade, para manter a segurança em fronteiras internacionais. Esta pode conter informações acerca de indivíduos com propósitos de segurança e é mantida pela Comissão Europeia.