D. António Luciano será ordenado pelo Bispo da Guarda no próximo domingo

O início da atividade pastoral na Diocese de Viseu está marcado para o dia 22 de Julho.

D. António Luciano, nomeado Bispo de Viseu pelo Papa Francisco, será ordenado Bispo, no próximo domingo, dia 17 de junho, por D. Manuel Felício, Bispo da Guarda. Serão bispos coordenantes D. Ilídio Leandro, actual Bispo de Viseu, e D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, Bispo da sede da Província Eclesiástica de Braga a que pertence a Diocese de Viseu. A celebração da ordenação episcopal está marcada para as 16 horas, com início do cortejo a partir da Igreja da Misericórdia, na Guarda.

O início da atividade pastoral na Diocese de Viseu está marcado para o dia 22 de Julho.

D. António Luciano escolheu como lema episcopal “Fiat voluntas tua” (seja feita a tua vontade). O lema integra o brasão episcopal, que foi desenvolvido pelo arquitecto António Saraiva, da Guarda, e que terá alguns elementos relacionados com a vida e a região de origem do novo Bispo. O brasão episcopal fará referência à Serra da Estrela, a Nossa Senhora, aos rios Alva e Mondego, e à candeia como fonte de luz e distintivo do curso de enfermagem.

D. António Luciano pediu “um brasão simples” que fizesse referência à região que o viu nascer, “sem esquecer a palavra de Deus e a Virgem Maria”.

O novo bispo português nasceu a 26 de Março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), Distrito e Diocese da Guarda.

D. António Luciano dos Santos Costa trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra; depois de cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra, completando a formação em Enfermagem.

Iniciou o percurso para a formação sacerdotal no ISET (Coimbra), aos 28 anos de idade, prosseguindo os estudos no Seminário da Guarda. Foi ordenado diácono a 8 de Dezembro de 1984 e padre a 29 de Junho de 1985, na Sé Catedral da Guarda.

A celebração da ordenação episcopal está marcada para as 16.00 horas, com início do cortejo a partir da Igreja da Misericórdia.


Conteúdo Recomendado