Covid-19: Município de Almeida reabre serviços e vários equipamentos na segunda-feira

Serão sujeitos a marcação prévia para atendimento presencial e a medidas de segurança para evitar contaminação por covid-19.

A Câmara de Almeida, no distrito da Guarda, vai reabrir na segunda-feira vários serviços e equipamentos municipais, sujeitos a marcação prévia para atendimento presencial e a medidas de segurança para evitar contaminação por covid-19, foi hoje anunciado.

Segundo um despacho do presidente da autarquia de Almeida, António José Machado, na tesouraria e espaço do cidadão, o atendimento presencial será feito por marcação prévia e em cada balcão “é proibida a permanência de mais do que uma pessoa, não ultrapassando a permanência simultânea de duas pessoas no interior das instalações (para além dos funcionários da Câmara)”.

Os munícipes em espera deverão permanecer no exterior das instalações, é obrigatória a utilização de máscaras e de luvas (quando se justifique), o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos.

Na área de Educação, Saúde e Ação Social, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Gabinete de Psicologia e Biblioteca Municipal, o atendimento presencial também será efetuado mediante marcação prévia.

O autarca de Almeida indica no documento que as visitas ao Museu Histórico Militar, ao Polo Museológico Vilar Formoso – Fronteira da Paz: Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes (em Vilar Formoso) e ao Centro de Estudos e Arquitetura Militar (CEAMA) serão realizadas de terça-feira a domingo, por marcação prévia e “condicionadas a duas pessoas de cada vez, quando pertencentes ao mesmo agregado familiar”, caso contrário apenas será autorizada uma pessoa.

“Não serão efetuadas visitas guiadas e o tempo máximo de permanência nos espaços será, no máximo, de 30 minutos”, embora no CEAMA seja admitida a presença por mais tempo, para os casos de investigação, “caso não haja ninguém em lista de espera”.

No Posto de Turismo de Almeida, as entradas também serão realizadas por marcação prévia, de segunda-feira a domingo, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

O município adianta ainda que o Picadeiro D’El Rey, também com entradas marcadas previamente, funcionará a partir de 01 de junho, de terça-feira a domingo.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infetou quase 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.


Conteúdo Recomendado