Concurso de vinhos da Beira Interior está a decorrer no Solar do Vinho

Os resultados do 11º. Concurso de Vinhos da Beira Interior serão conhecidos no dia 7 de julho, durante um jantar de gala a realizar no edifício do Seminário do Fundão.

Setenta e dois vinhos de 25 produtores da Beira Interior participam no 11.º concurso de vinhos da região, que termina hoje na cidade da Guarda.

O concurso é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), com o apoio da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).

Segundo a organização, a 11.ª edição, que está a decorrer no Solar do Vinho da Beira Interior, na cidade da Guarda, conta com 72 vinhos a concurso, entre brancos, tintos e rosados das categorias DO (Denominação de Origem) Beira Interior e IG (Indicação Geográfica) Terras da Beira, de 25 produtores.

O concurso que pela primeira vez será realizado com recurso a uma aplicação informática criada para o efeito, tem como principal objetivo a promoção e a divulgação “do que se faz de melhor na Beira Interior”.

“Os vinhos admitidos no referido concurso serão avaliados em prova cega por um júri, composto por enólogos, escanções, membros da hotelaria e restauração, críticos de vinhos, membros das câmaras de provadores de outras comissões vitivinícolas”, refere a nota informativa.

O júri do concurso é presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho, a quem caberá coordenar a prova.

Aos vinhos premiados no concurso da CVRBI serão atribuídas medalhas de ouro, prata e a grande medalha de ouro, que distinguirá “o melhor vinho da Beira Interior”.

Os resultados do 11º. Concurso de Vinhos da Beira Interior serão conhecidos no dia 7 de julho, durante um jantar de gala a realizar no edifício do Seminário do Fundão.

A CVRBI tem sede na Guarda e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, onde existem 60 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e 56 produtores particulares.


Conteúdo Recomendado