Clube Escape Livre inaugura rota turística pela EN18 entre Guarda e Ervidel

A EN18 tem o quilómetro zero na cidade da Guarda (onde hoje foi inaugurado o marco do quilómetro zero e a placa de início da rota) e o último em Ervidel, no Alentejo.

O Clube Escape Livre inaugurou hoje a rota turística da Estrada Nacional 18 (EN18) entre Guarda e Ervidel (Alentejo) que está integrada no projeto “Rotas de Portugal” e pretende atrair turistas para o território.

Segundo Luís Coelho, do Clube Escape Livre, a rota “EN18 – Da Serra à Planície” pretende levar os turistas a percorrer os 388 quilómetros de extensão da EN18 que é “a segunda Estrada Nacional mais extensa do país”.

A EN18 tem o quilómetro zero na cidade da Guarda (onde hoje foi inaugurado o marco do quilómetro zero e a placa de início da rota) e o último em Ervidel, no Alentejo.

A rota turística abrange 14 municípios (Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Nisa, Portalegre, Estremoz, Évora, Portel, Vidigueira, Beja e Aljustrel), cinco Aldeias Históricas (Belmonte, Sortelha, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto) e duas regiões vitivinícolas (Beira Interior e Alentejo).

“Estamos perante uma rota turística de enorme valor e de enorme potencial”, referiu Luís Coelho, diretor criativo do Clube Escape Livre, na sessão de apresentação da Rota Turística da EN18, realizada na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na cidade da Guarda.

Segundo o responsável, trata-se de “uma estrada que percorre locais magníficos e que tem tudo para atrair pessoas” para as regiões abrangidas.

Na sessão, o presidente do município da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, referiu que o projeto hoje lançado permite “dar visibilidade às riquezas dos territórios” incluídos no trajeto da EN 18.

O autarca disse que a rota “EN18 – Da Serra à Planície” constitui um projeto “estruturante”, uma vez que contribui para a promoção turística das regiões envolvidas.

Por sua vez Paulo Arsénio, presidente da autarquia de Beja, declarou que o percurso da EN18 entre Guarda e Ervidel “é um instrumento turístico absolutamente extraordinário” que pode potenciar os municípios agregados.

Segundo o autarca, a EN18 liga “duas regiões absolutamente magníficas”: as Beiras e o Alentejo.

A rota da EN18 hoje lançada pelo Clube Escape Livre, que tem sede na Guarda, insere-se no projeto das “Rotas de Portugal”, que envolve as principais Estradas Nacionais que estão relacionadas com a cidade mais alta do país.

O projeto arrancou com o lançamento da rota da EN18 e vai incluir a criação de projetos idênticos relacionados com as EN221 (Miranda do Douro – Guarda), EN16 (Aveiro – Vilar Formoso) e EN17 (Coimbra – Celorico da Beira).

O Clube Escape Livre tem por lema “o automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda”.

Foi fundado em 12 de setembro de 1986 e, segundo a direção, “desde então as suas iniciativas e atividades já conquistaram enorme reputação”.

“Dos passeios todo terreno às provas desportivas, da componente editorial à divulgação do território, já alcançou o reconhecimento merecido, resultante de décadas de trabalho”, lê-se na sua página oficial na internet.


Conteúdo Recomendado