CISE promove atividades para crianças e famílias

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE realiza em agosto, no parque verde do CISE, um conjunto de atividades para crianças de diferentes idades e também para famílias.

As atividades pretendem estimular, nos mais jovens, o gosto pela natureza e sensibilizar para a importância da preservação da biodiversidade.

A primeira iniciativa acontece no dia 12 de agosto (entre as 09h e as 12h30) e dá pelo nome “Cientista de Lupa na Mão”. Direcionada a crianças entre os 6 e os 12 anos, este é um desafio para os mais novos explorarem os tesouros da natureza, no parque do CISE.
Para a mesma faixa etária e com o mesmo horário, no dia 19, o centro de interpretação desafia os mais pequenos a construir o seu próprio herbário, um meio de desenvolver aptidões e conhecimentos, que mais tarde podem ser usados para referência ou estudo.

Já no dia 17, a proposta é para ser biólogo de campo por um dia e descobrir quais os animais que vivem nos carvalhos. A iniciativa “Quem vive no Carvalho?” é dirigida a crianças/jovens dos 10 aos 15 anos e decorre durante todo o dia (das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 16h30).

Por sua vez, as manhãs de sábado, dos dias 14 e 21, são dedicadas às famílias. Na primeira poderão descobrir as borboletas do CISE, um bom pretexto para conhecer melhor estes bonitos insetos.
No sábado seguinte, a 21 de agosto, o CISE propõe a construção de uma pequena estufa. Com algumas informações e o aproveitamento de materiais reutilizáveis, este projeto familiar ensina a contruir passo a passo a estufa que posteriormente pode ser levada e utilizada em casa.

Entretanto, com periodicidade semanal, às quartas-feiras, e com o objetivo de dar a conhecer a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha e da serra da Estrela, o CISE também promove em agosto os seguintes percursos pedestres: 4 de agosto – Alto Zêzere; 11 de agosto – Lagoas da Serra da Estrela; 18 de agosto – Rota da Caniça; e 25 de agosto – Rota das Canadas.

Os participantes deverão levar consigo merenda para meio da manhã, água e chapéu. Inscrições e mais informações no website do CISE (www.cm-seia.pt).


Conteúdo Recomendado