Chuva vai ‘folgar’ no fim de semana em quase todo o país

Prevê-se um sábado com “céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.

A chuva que tem marcado os últimos dias vai começar a dissipar-se no fim de semana que se avizinha.

De acordo com os meteorologistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um sábado com “céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela”.

Haverá ainda possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro e extremo norte, até final da manhã de sábado. A par disso, é de esperar neblina ou nevoeiro em alguns locais a partir do final do dia nas regiões Norte e Centro, assim como uma pequena descida da temperatura mínima, em especial no interior e uma pequena subida da temperatura máxima no interior Norte e região Sul.


No sábado, as mínimas vão oscilar entre os 5ºC em Bragança e em Vila Real e os 12ºC em Lisboa. As máximas previstas deverão rondar os 11ºC na Guarda e os 22ºC em Faro.

No domingo, o cenário será semelhante, com previsão de “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais”. Prevê-se uma descida da temperatura máxima em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta e pequena subida nas restantes regiões.

Para domingo, o IPMA prevê que as mínimas variem entre os 3ºC em Bragança e os 13ºC em Faro e que as máximas oscilem entre os 11ºC em Vila Real e os 21ºC em Faro e em Beja.

Quanto às regiões autónomas, a chuva será uma constante em todas as ilhas dos Açores, no sábado e no domingo, esperando-se temperaturas a variar entre os 14ºC e os 16ºC de mínima e os 19ºC e 20 de máxima.

Na Madeira, apesar das nuvens, não deverá chover no fim de semana. Os termómetros vão marcar os 20ºC – 22ºC de máxima, temperatura muito próxima da mínima prevista: 16ºC.


Conteúdo Recomendado