Casa de Saúde Bento Menni promove jornadas sobre «saber envelhecer»

Durante dois dias vão ser debatidos temas relacionados com as pessoas idosas.

A Casa de Saúde Bento Menni, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus na Diocese da Guarda, vai organizar nos dias 14 e 15 de outubro as Jornadas ‘Saber Envelhecer’, no auditório da instituição.
A Diocese da Guarda informa que durante dois dias vão ser debatidos temas relacionados com as pessoas idosas, estando a primeira conferência ‘a idade e a doença mental’ marcada para as 10h30, após a sessão de abertura onde participa o bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
A primeira mesa-redonda sobre ‘novas respostas’ – ambulatório em psicogeriatria; projeto de intervenção precoce, histórias de vida na terceira idade – acontece às 11h30.
Os conferencistas das V jornadas ‘Saber envelhecer’, promovidas pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus na Casa de Saúde Bento Menni, vão falar também sobre a diabetes no idoso, uma conferência apresentada antes do painel ‘intervenções não-farmacológicas’ como o uso da musicoterapia na demência, intervenções assistidas por animais e as universidades sénior.
‘Investigação aplicada em Psicogeriatria’ é a última mesa-redonda do primeiro dia de jornadas onde vão apresentar temáticas como discriminação social, abuso e negligência em pessoas idosos; efeito de um programa de exercício físico em idosos institucionalizados; capacidade funcional e fatores associados em utentes psicogeriátricos.
O padre Jesuíta Vasco Pinto Magalhães inicia os trabalhos do dia 15 de outubro com a conferência ‘A arte de envelhecer’, seguido da última mesa-redonda ‘O idoso na comunidade’ dedicada ao idoso em casa; as novas tecnologias e a reabilitação neuropsicológica.


Conteúdo Recomendado