A Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova, no campo nacional de atividades escutistas, ganhou três galardões nos prémios internacionais “Architizer A+Awards”.
A capela cujo projeto é da autoria do ateliê Plano Humano Arquitectos competia ao lado de nomes da arquitetura mundial, como o Studio Libeskind e Mayu Architects.
“Finalista em duas categorias recebeu o prémio do júri e o prémio do público na categoria ‘Cultura – Edifícios Religiosos e Memoriais’ e o prémio do público na categoria ‘Arquitectura em Madeira’, explica o município de Idanha-a-Nova.
Os Prémios ‘Architizer A+’ são promovidos, a nível mundial, numa plataforma ‘online’ que tem a sua sede em Nova Iorque e visam celebrar e divulgar a melhor arquitetura do ano.
O prémio do júri foi atribuído por um júri composto por nomes ilustres da área da arquitetura, do design e das artes, enquanto o Prémio Votação Popular resultou das escolhas do público que visita o sítio na Internet, numa audiência superior a 400 milhões de pessoas.
A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no verão de 2017 e, desde então, tem sido destacada em publicações e prémios nacionais e internacionais de design e arquitetura.
A inspiração para esta construção, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida.
Também as extremas do edifício, de forma pontiaguda, fazem uma alusão ao lenço escutista, símbolo da promessa e compromisso neste movimento.