Candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço abertas até 28 de março

Eduardo Lourenco2

O CEI destacou que o Prémio Eduardo Lourenço foi criado em 2004 para homenagear o seu mentor e diretor honorífico, sendo o galardão destinado a distinguir personalidades ou instituições.

As candidaturas à 20.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 7.500 euros, podem ser apresentadas até 28 de março, anunciou o Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda.

O CEI destacou que o Prémio Eduardo Lourenço foi criado em 2004 para homenagear o seu mentor e diretor honorífico, sendo o galardão destinado a distinguir personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da Cultura, Cidadania e Cooperação Ibéricas.

As candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço 2024 decorrem até 28 de março, podendo qualquer instituição ou pessoa enviar propostas para o Centro de Estudos Ibéricos, tendo em atenção o regulamento disponível AQUI.

O prémio será atribuído por um júri constituído pelos membros da direção do Centro de Estudos Ibéricos (reitor da Universidade de Coimbra, reitor da Universidade de Salamanca e presidente da Câmara Municipal da Guarda) e por mais oito elementos (representantes das comissões executiva e científica do CEI e quatro personalidades convidadas pelas duas universidades).

O CEI salientou que o Prémio Eduardo Lourenço tem vindo a distinguir personalidades e instituições de relevo de Portugal e Espanha, destacando-se, entre outros, a pianista Maria João Pires (2007), os escritores César António Molina (2010), Mia Couto (2011), Agustina Bessa-Luís (2015), Luís Sepúlveda (2016) e Lídia Jorge (2023), os professores Maria Helena da Rocha Pereira (2004), Jerónimo Pizarro (2013), Carlos Reis (2019) e Valentín Cabero Diéguez (2022) e a Fundação José Saramago (2021).

Cartaz Cei3

Conteúdo Recomendado