Campanha arqueológica no castelo de Vila do Touro (Sabugal)

As escavações arqueológicas têm como finalidade recolher mais alguns dados sobre a primitiva arquitetura do castelo medieval e outros vestígios.

A quinta e última campanha de escavações arqueológicas no castelo de Vila do Touro realiza-se até ao início de agosto, com vista a fechar os trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos em campo ao longo dos últimos anos.

As escavações arqueológicas têm como finalidade recolher mais alguns dados sobre a primitiva arquitetura do castelo medieval e vestígios das gentes que aí habitaram.

Esta campanha é promovida pela Câmara Municipal do Sabugal e conta com a presença de arqueólogos do Gabinete de Arqueologia e Museologia do Sabugal, professores e alunos da Universidade de Coimbra numa colaboração que se tem mostrado bastante frutífera ao longo dos anos, fruto de um protocolo existente entre as duas instituições, como refere nota da organização.

Tradicionalmente, vários alunos do país inteiro obtêm experiência prática para a sua formação académica em terras do Alto Côa, dispensando parte das suas férias em trabalho voluntário nas escavações da responsabilidade do Município.

Os trabalhos de estudo e de investigação arqueológica decorrem em duas zonas da fortificação medieval de Vila do Touro, sendo que na parte mais alta as escavações são mais dedicadas ao medieval e na vertente sul uma outra equipa estuda a ocupação por parte das comunidades que viveram neste local há cerca de três mil anos atrás (Proto-história).


Conteúdo Recomendado