Na ocasião estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença e membros do executivo, técnicos da Autoridade Nacional e Emergência de Proteção Civil (ANEPC), Serviço Municipais de Proteção Civil e Presidentes das Juntas de Freguesia.
Os dois programas foram criados pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, de 27 de outubro, na qual o Governo estabeleceu um conjunto de medidas destinadas a introduzir “uma reforma sistémica na prevenção e combate aos incêndios florestais, estendendo-se a outras áreas da proteção e socorro”.
O programa “Aldeia Segura” é definido como um “Programa de Proteção de Aglomerados Populacionais e de Proteção Florestal” e destina-se a estabelecer “medidas estruturais para proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e de infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”.
Já o programa “Pessoas Seguras” visa promover “ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais”.
Câmara Municipal do Sabugal entrega equipamentos de apoio às freguesias do concelho

Realizou-se no passado dia 12 fevereiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão de entrega de equipamentos de apoio às freguesias (focos e malas de primeiros socorros) para os refúgios coletivos no âmbito do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.