Câmara de Manteigas promove Festival de Outono para atrair visitantes

Miguel Araújo (dia 04 de novembro, às 22:30) ou o grupo Cais Sodré Funk Connection (dia 05 de novembro, às 22.30) são alguns dos destaques do cartaz.

A Câmara de Manteigas anunciou que vai promover a segunda edição do Festival de Outono, entre 04 e 06 de novembro, com o objetivo de divulgar as potencialidades locais e de atrair visitantes.
O evento que vai decorrer no recinto da Praça Municipal inclui animação musical, gastronomia, ‘showcooking’, um desfile de moda, um magusto, caminhadas, desportos de natureza e a plantação de árvores, entre outras iniciativas.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia, o festival, que é realizado pelo segundo ano, pretende captar visitantes fora da época do inverno e divulgar as belezas naturais e paisagísticas da Serra da Estrela no outono.
O autarca reconhece que a Serra da Estrela “confunde-se muitas vezes” apenas com o inverno e com a neve, quando “é um quadro vivo nas quatro estações do ano”.
Deu o exemplo do outono, afirmando tratar-se de uma época em que aquela montanha apresenta paisagens únicas “que não se encontram noutros pontos do país”.
“A fotografia, as caminhadas, os míscaros [cogumelos], fazem parte desta estação [do outono] que queremos promover. Esta riqueza do outono é uma riqueza que queremos promover para que as pessoas nos possam visitar”, disse o presidente do Município de Manteigas, situado no distrito da Guarda, na apresentação do programa do evento.
José Manuel Biscaia evidenciou a importância do certame para a captação de turistas fora da época de inverno, dado que aquela região já tem “um novo figurino de turistas do ambiente, da natureza e da aventura”.
“Estamos a ter visitas dos países nórdicos, do centro da Europa e mesmo de portugueses que procuram o verde, a aventura e a montanha”, declarou.
O responsável lembrou que o seu concelho, totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela, possui uma rede de 250 quilómetros de trilhos pedestres “devidamente identificados”.
A segunda edição do Festival de Outono de Manteigas dará destaque à gastronomia local, nomeadamente à truta, ao cabrito, à feijoca, à castanha e aos cogumelos, estando também prevista a realização de atividades de ‘showcooking’ com Rosarinho, Valdir Lubave, Manuel André e Nair.
Do programa musical realce para os concertos de Miguel Araújo (dia 04 de novembro, às 22:30) e do grupo Cais Sodré Funk Connection (dia 05 de novembro, às 22.30).
Os participantes também poderão fazer uma caminhada para identificação de cogumelos silvestres (a partir das 09:00 de sábado, dia 05) e colaborar na plantação e apadrinhamento de árvores (pelas 11:00 de domingo, dia 06).
Pelas contas da organização, o certame que envolve um investimento que ronda os 50 mil euros, deverá atrair “mais de duas mil pessoas”.


Conteúdo Recomendado