Brigada de Sapadores Florestais da Beiras e Serra da Estrela começa a operar em março

A Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai começar a trabalhar em março, disse hoje à agência Lusa fonte daquela estrutura.

Segundo o presidente da CIM-BSE e da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, após a fase de preparação, a Brigada de Sapadores Florestais, constituída por 15 elementos, irá “para o terreno em março”.

A Brigada de Sapadores Florestais da CIM-BSE é constituída por três equipas, de cinco elementos cada.

Uma das equipas ficará instalada no concelho de Belmonte, outra no município de Pinhel e a terceira no concelho de Gouveia.

De acordo com a CIM-BSE, as equipas vão atuar nos 15 municípios abrangidos e, na época de combate aos incêndios e durante os serviços de limpeza de faixas da rede nacional, trabalharão sempre em conjunto.

A CIM-BSE, com sede na cidade da Guarda, recebeu no final do ano de 2018 três viaturas destinadas à operacionalização da sua Brigada de Sapadores Florestais.

Os elementos da Brigada de Sapadores Florestais “irão ter a responsabilidade na instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas ações de consolidação e pós-fogo, bem como nas ações de estabilização de emergência”, segundo aquela entidade.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado