Bastonário da Ordem dos Engenheiros visitou o IPG

O bastonário da Ordem dos Engenheiros foi recebido pelo vice-presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Carlos Rodrigues.

O atual bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Carlos Mineiro Aires, visitou, na passada semana, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), no âmbito do seu programa de recandidatura à OE, com vista a sensibilizar os membros da Ordem dos Engenheiros para o ato eleitoral que se realiza no próximo dia 9 de fevereiro.

No decorrer do encontro foram abordados vários assuntos, sendo feita uma breve caracterização do Instituto Politécnico, pelo vice-presidente, abordando ainda os principais problemas como a demografia da região e implicação desta no acesso ao ensino superior, bem como a questão do financiamento, refere uma nota informativa.

Carlos Rodrigues mencionou os cursos de engenharia que são lecionados no IPG, nomeadamente o Curso de Engenharia Informática, o curso de Engenharia Civil e o Curso do Engenharia Topográfica, único em Portugal.

A Ordem dos Engenheiros através do seu Bastonário, apresentou de forma breve as funções e atribuições que a OE tem na sociedade, destacando a regulação do acesso às atividades de engenharia e do seu exercício.

Assim sendo, os objetivos principais passam por contribuir para a defesa, a promoção e o progresso da engenharia, estimular os esforços dos seus membros nos domínios científico, profissional e social, bem como promover uma atuação dos seus membros no estrito cumprimento da ética e da deontologia profissional, explicou o Bastonário.

Por fim, foi realçada a importância da valorização e da qualificação profissional dos engenheiros e da intervenção destes na sociedade.

O encontro terminou com uma visita aos Laboratórios de Engenharia, onde o Bastonário da OE e respetivas comitivas ficaram a conhecer o laboratório de Geotécnica, os laboratórios de hidráulica e os laboratórios de Termodinâmica e do Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos, onde se constatou o envolvimento do corpo docente em investigação e desenvolvimento de tecnologia aplicada.

Carlos Mineiro Aires saudou a investigação que se está a realizar no âmbito da termografia aplicada, bem como o estudo de sistema de aproveitamento de energia solar para produção combinada de energia elétrica e térmica.

De salientar que o Instituto Politécnico da Guarda, neste ato eleitoral para Ordem dos Engenheiros, está representado, tanto ao nível distrital como regional, por vários membros do IPG, como Maria João Fonseca (Intevial e ex-aluna de Engª Civil do IPG), Fernando Melo Rodrigues (docente do IPG), José Carlos Teixeira Lima (Serviços Técnicos do IPG) e   Elisabete Monteiro (docente do IPG).

 


Conteúdo Recomendado