A iniciativa é da Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara (ANCSUB), sediada em Vinhais, no distrito de Bragança, e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA), sediada em Trancoso, no distrito da Guarda.
As duas associações têm em curso o projeto “Startup Nordeste” que engloba, pela primeira vez no Nordeste Transmontano, um concurso aberto na área do empreendedorismo, o CRIEnoNI – Concurso Regional de Ideias Empreendedoras no Nordeste Interior.
Este concurso, segundo divulgaram as promotoras em comunicado, pretende validar e premiar ideias e privilegia “projetos focados no desenvolvimento sustentável do interior, fazendo uso da economia circular, proteção ambiental e combate às alterações climáticas, criando uma semente para uma cultura eco-empreendedora” na região.
O concurso é um desafio para a “criação de ‘startups’ ecoempreendedoras” e vai atribuir “um conjunto de prémios que totalizam 15 mil euros” à ideia e projetos que podem ser apresentados “por todos os jovens”.
A condição é que “tenham um projeto que contemple a sua implementação nas regiões do Nordeste Interior e potencial de impacto no âmbito do eco-empreendedorismo (eco-inovação, eco-oportunidade e eco-compromisso)”.
Para as candidaturas são elegíveis “projetos em fase de ideia, projetos com protótipos ou provas de mercado (produto mínimo viável e/ou prova de conceito) e projetos inovadores de ‘startups’ criadas há menos de um ano”, como explicam as promotoras.
Além do concurso, o “Startup Nordeste”, que envolve as duas associações e é cofinanciado pelo Compete 2020, tem programados ‘bootcamps’ (campos de treino) para os jovens nos meses de maio e junho, em Bragança, Vinhais e Guarda, para “ajudar a desenvolver as competências e conhecimentos necessários para ter sucesso”.
O projeto conjunto “Startup Nordeste” é apresentado com o propósito de desenvolver “um novo conceito” com “um programa de empreendedorismo multirregional, focado nos recursos endógenos locais, promovendo o impacto na atratividade deste território para os jovens empreendedores e para as empresas”.
Com esta iniciativa, as duas associações propõem-se “contribui para a dinamização territorial e empresarial, primordialmente nos territórios de influência” das mesmas.