Associação Malcata com Futuro promove concurso de ideias para Anfiteatro

O concurso de ideias, intitulado “Juntar Água para a Autossustentabilidade” é dirigido aos alunos do 1º ano de Arquitetura e integra uma cadeira de avaliação do curso.

A Associação Malcata com Futuro (AMCF), sediada no Sabugal, promoveu ontem na aldeia de Malcata um encontro com alunos de arquitetura para reunir e trocar ideias para a realização de um Anfiteatro e Centro de Exposições. No encontro esteve presente um grupo de 64 estudantes de arquitetura e cinco professores da Universidade da Beira Interior (UBI), que tiveram a oportunidade de conversar com membros da Junta de Freguesia e da AMCF e observar a realidade urbanística e o enquadramento rural e paisagístico.

Segundo a organização do concurso, a ideia passa por revitalizar a Frente d’Água, zona do Lago – espelho d´água (barragem), propondo um anfiteatro a céu aberto integrado na Natureza (elemento de invocação à emigração) e um equipamento para exposições e eventos temporários. A ideia conceptual de intervir junto ao espelho d’água possibilita ainda a proposta de um paredão que mantenha o nível da água junto à aldeia.

No final do mês de junho, deste ano, um júri, externo à Universidade da Beira Interior, selecionará cinco trabalhos para uma Exposição em Malcata e posterior reflexão e o debate em Audição Pública.

Este Concurso insere-se no âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação Malcata Com Futuro (AMCF) e desenvolve-se em parceria com a Junta de Freguesia de Malcata.


Conteúdo Recomendado