"A Língua Portuguesa é a pátria de muitas pátrias"

António Costa assinalou, no Twitter, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa assinala-se, esta terça-feira, dia 5 de maio, e como já seria de esperar uma das primeiras personalidades a assinalar a data foi o primeiro-ministro, António Costa.

O chefe do Governo começa por salientar, no seu discurso publicado no Twitter, que “a Língua Portuguesa é o nosso mundo, aberto e plural. É falada por mais de 280 milhões de pessoas, em vários continentes e com diferentes entoações. Uma língua que é tão rica quanto mais diversa, uma língua de todos”.

De seguida, recorda que “fruto dos Descobrimentos, foi uma língua que se mestiçou com outras línguas do mundo. Mas é também uma língua para o futuro, servindo de instrumento privilegiado para a globalização dos nossos dias. É a 4.ª língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a 5.ª com maior número de utilizadores na internet e a língua oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais. E deverá continuar a crescer. Em 2050, espera-se que atinja os 380 milhões de falantes; no final do século, quase 500 milhões”.

Mas para Costa, a Língua Portuguesa tem ainda um “potencial económico vasto. Assume-se como um fator de competitividade, quer como língua de cultura e de conhecimento, quer como língua de política e de negócios, quer ainda como importante veículo na Internet e nas redes sociais”. E aproxima a Europa da América, assim como a África da Ásia, servindo de ponte entre diferentes continentes e como espaço privilegiado de diálogo intercultural”.

“Fernando Pessoa afirmou: ‘a minha Pátria é a Língua Portuguesa’. Mais do que isso”, diz António Costa, “a Língua Portuguesa é a pátria de muitas pátrias, porque é em Português que se entendem e cooperam os países que o têm como idioma oficial. Mas o português é mais do que uma língua oficial – é a língua em que cada povo pensa as suas raízes e define o seu rumo futuro”.

Já em jeito de conclusão, no discurso publicado em formato vídeo nas redes sociais, o primeiro-ministro salienta ainda que “a língua portuguesa é porventura a nossa maior riqueza”.

Além de, ao longo do dia, serem difundidas mensagens de várias personalidades sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a data vai também ser assinalada com uma cerimónia e um concerto online.


Conteúdo Recomendado