77% das famílias tem serviços de telecomunicações em pacote

Em média, cada cliente paga 40,48 euros.

No final do segundo trimestre, 77% das famílias em Portugal tinham um serviço de telecomunicações em pacote, através dos quais os operadores vendem diferentes combinações de televisão, telefone, telemóvel, e Internet fixa e móvel.

Agregar as diferentes ofertas tem sido há anos a estratégia dos operadores e o chamado quintuple play, que reúne aqueles cinco serviços, é a modalidade mais recente e aquela que está a ter maior crescimento, segundo dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), que regula o setor.

Ao todo, existiam 3,1 milhões de clientes de pacotes de serviços no final de junho, o que significa um acréscimo de 2,6% face ao trimestre anterior e de 12,7% em relação aos mesmos três meses de 2014.

Os pacotes quintuple play cresceram 94% em relação ao ano passado e representam já 36% do total. A modalidade mais contratada é o triple play, que tem uma fatia de 44%, mas está em queda: menos 14% de subscritores em termos anuais.

O MEO lidera o mercado em termos de faturação, com uma fatia de 46% (somando-se a Cabovisão, a Altice tem uma quota de 52%). A NOS tem 38% do mercado e a Vodafone, 11%.

Estes serviços totalizaram um volume de negócios durante o primeiro semestre de 737 milhões de euros. Em média, cada cliente paga 40,48 euros.



Conteúdo Recomendado