Um estudo da consultora KPMG conclui que a China é o principal destino de investimento para a indústria perante a crescente procura e oportunidades de exportação.
De acordo com o relatório sobre o setor automóvel, “Gerindo um modelo de negócio multidimensional”, citado pela espanhola Efe, 70% dos inquiridos elegeu este país como mercado prioritário de investimento ultrapassando as restantes economias emergentes do grupo BRIC. A Índia surge logo a seguir nas preferenciais dos representantes da indústria automóvel com 63%, a Rússia recebe 54% das respostas positivas e o Brasil 48%. O estudo reúne as respostas de 200 altos quadros de fabricantes automóveis, de componentes, concessionários, entidades financeiras relacionadas com o setor, empresas de aluguer de automóveis e serviços de transporte de 31 países. O relatório da KPMG conclui que 94% dos inquiridos acreditam na manutenção da subida de vendas no mercado chinês nos próximos anos, apesar do abrandamento do crescimento em 2011. A KPMG prevê que, em 2018, os quatro mercados emergentes sejam responsáveis por cerca de metade das vendas mundiais de veículos.