Sessão do Clube de Leitura do Sabugal homenageia Nuno Montemor

O Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta promovem a 14.ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal, no dia 14 de fevereiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal do Sabugal.

Neste encontro, a participante Maria Alice Nabais homenageia um autor local, natural de Quadrazais: Nuno de Montemor (1881-1964), pseudónimo de Joaquim Augusto Álvares de Almeida, que para além de escritor, também foi ordenado Sacerdote, tendo ficado conhecido como o “Sr. Padre Capelão” pela sua dedicação à cidade da Guarda.

Dos vários livros de poesia e romances que escreveu, ‘Maria Mim’ é seguramente uma das suas principais e mais divulgadas produções literárias. No dia em que se celebra o amor, é precisamente este romance, que retrata as aventuras amorosas de Maria Mim e do alferes Júlio Marinho, nos meandros do contrabando da raia espanhola, em meados do século XX, que irá estar em destaque nesta sessão do Clube de Leitura do Sabugal.

Ao escolher esta obra, escrita por um autor local e de fácil leitura, Maria Alice Nabais pretende recordar memórias coletivas locais e estimular os hábitos de leitura de todos os participantes.




Conteúdo Recomendado