Sessão de esclarecimento sobre o Diploma Europeu de Projetos Culturais, hoje, na Guarda

A primeira sessão acontece hoje, dia 28, no TMG e destina-se às Associações Culturais e municípios que integram a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Tendo em conta a realização do Diploma Europeu em Administração de Projetos Culturais que acontecerá, pela primeira vez em Portugal, em outubro do próximo ano na Guarda e no quadro da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027, terá lugar no Teatro Municipal da Guarda, no dia 28 de junho, pelas 16h30, a primeira sessão de esclarecimento sobre este mesmo diploma.

A sessão conta com a presença de Jean Pierre Deru, diretor da Associação Marcel Hicter, e tem como destinatários as Associações Culturais e os municípios que integram a candidatura.

O Diploma forma, anualmente, um grupo de 15 profissionais da área da Cultura provenientes de vários países europeus e internacionais que são selecionados. Após a sua criação, mais de 570 profissionais de 45 países, sobretudo da Europa, mas também do Médio Oriente, do Canadá, do Senegal, da Ásia, entre outros, obtiveram este Diploma.

Segundo uma nota do município, esta certificação tem como objetivos ampliar os conhecimentos sobre as políticas culturais europeias, nacionais e locais; elevar as capacidades de gestão de projetos de cooperação cultural e desenvolver uma rede ativa de responsáveis culturais europeus.

Catorze operadores culturais da Europa e de outros continentes participarão em outubro de 2020 na região da Guarda e nas cidades aderentes à Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. Durante a sua estada na região, serão estabelecidos contactos com diferentes realidades culturais e comunitárias dos territórios, cabendo a alguns deles criar, conjuntamente com organizações culturais locais, projetos com repercussão internacional, acrescenta a mesma fonte.

O enquadramento pedagógico da sessão do Diploma na Guarda contará com a participação de formadores de grande prestígio internacional entre eles Franco Bianchini, conselheiro de Liverpool (Capitale européenne de la Culture) (2003).

Esta formação de nível europeu organizada e gerida, desde 1989, pela Associação Marcel Hicter, será igualmente vocacionada para envolver os participantes do Diploma Europeu no projeto “Bourse/Prime”, pelo convite que será dirigido a cada um deles para apresentar à CGCEC projetos artísticos e comunitários decorrentes da sua vivência com a realidade cultural da região.

Para mais informação sobre o Diploma Europeu em Administração de Projetos Culturais, AQUI.


Conteúdo Recomendado