Seleções regionais vão representar o distrito da Guarda na Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira

A Festa do Basquetebol Juvenil comemora este ano 15 anos, realizando-se desde 2012 na cidade de Albufeira numa parceria entre o município e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

Com exceção dos anos de 2019 e 2020 devido à pandemia, o evento conta com o envolvimento de cerca de 1,500 agentes ligados à modalidade em representação das Seleções Regionais das 21 Associações distritais do país (continente e ilhas) nos escalões Sub14 e Sub16, tanto femininos como masculinos.

Durante seis dias, de 11 e 16 de abril, as equipas vão lutar pelos títulos de participação neste campeonato entre Seleções Regionais, com mais de 200 jogos agendados, todos em boletim digital e com estatística oficial, que podem ser vistos em qualquer ponto do mundo. A edição deste ano contempla mais uma novidade, «a possibilidade de todas as pessoas poderem assistir ao momento mais alto da Festa, já que, pela primeira vez, as finais vão ser todas desfasadas no Pavilhão Desportivo de Albufeira», refere o responsável máximo da FPB, Manuel Fernandes.

A Festa do Basquetebol é um evento de larga dimensão, não só pela vertente de competição, mas também por ter uma forte componente social e solidária. Em todas as edições, todos os agentes envolvidos fazem uma doação solidária de 2 euros cada, que reverte a favor de uma associação de solidariedade social.

A Associação de Basquetebol da Guarda (ABG) vai ser representada na cidade algarvia por 36 jogadores distribuídos por três equipas, com três selecionadores e respetivos adjuntos, três dirigentes, seis árbitros, um estatístico, uma fisioterapeuta e um da chefe de comitiva. Sobre o evento, o presidente da ABG, Tiago Nascimento, considerou que «é o momento importante para promoção do basquetebol português, com bastante convívio entre os jovens e famílias que certamente ajuda a fomentar amizades duradouras entre regiões».

No campo da competição, os primeiros jogos são decisivos para definir o futuro na competição. A seleção regional Sub14 masculinos é das primeiras a entrar em campo, amanhã, dia 12 de abril, às 11h20, contra Santarém. A equipa regressa à competição às 15h40 para jogar com Vila Real. Também às 11h40, a seleção regional Sub16 femininos defronta o Alentejo, às 11h40 e no mesmo local, a equipa encontra-se com Leiria, às 15h40. Por fim, a seleção regional Sub16 masculinos disputa a bola com Leiria e às 15h40 vai jogar com os Açores.

O selecionador dos sub14, Daniel Branquinho, referiu que «estamos preparados para ser competitivos e com uma ambição renovada. Participamos conscientes do trabalho que temos desenvolvido e com os olhos postos em futuras edições, fruto em mudanças estruturais no trabalho de base na preparação das seleções regionais».

Já o selecionador das sub16, Carlos Bernardo, afirmou, por sua vez, que «este ano assinalamos um marco de prontidão para a superação individual e coletiva através da competição, divertimento com a envolvência, sem retirar o foco naquilo que almejamos no presente para fazer face a um futuro audaz, relevante e competitivo».

No passado fim-de-semana foram realizadas as últimas sessões de treinos e feitas as avaliações do trabalho desenvolvido ao longo da época. «A participação da Guarda pretende proporcionar aos atletas experiências marcantes e incríveis, pois, além do nível competitivo, são criadas amizades de uma forma saudável», considerou Carlos Lucas, coordenador técnico das seleções regionais e selecionador dos sub16.

Eduardo Terras, chefe da comitiva da ABG, explicou que «ao longo dos anos de participação, os jovens atletas criam laços fortes entre si, que vão perdurar muito tempo.

É um momento muito importante que ajuda no seu crescimento, tanto a nível social como enquanto atletas, permitindo uma vivência ampla de experiências». Já Tiago Nascimento sublinhou ainda que a Festa do Basquetebol Juvenil «não é apenas um acontecimento desportivo, é um momento de relacionamento social inesquecível na vida desportiva destes jovens, não só porque estão a competir contra os melhores, mas também é importante para o desenvolvimento pessoal enquanto atletas. Isso é o mais bonito do desporto».

Um agradecimento especial a todos os pais dos jovens atletas «a preparação para o evento requereu muito trabalho e dedicação da equipa técnica ao longo da época, contando sempre com o apoio incansável dos pais, sendo aspetos fundamentais para que fosse possível a preparação dos atletas para competirem no campeonato entre Seleções Regionais», afirmou o diretor técnico regional da Guarda, Luís Silva.

Os jogos podem ser acompanhados em direto na www.FpbTV.pt, com emissão gratuita.


Conteúdo Recomendado