A Câmara Municipal de Seia vai reunir, ao longo dos quatro dias do certame, com vários operadores turísticos nacionais e estrangeiros que atuam no mercado do turismo de natureza, dando assim a oportunidade a estas empresas de conhecerem de forma mais pormenorizada a Rede de Caminhos de Montanha, que representa uma das melhores e mais diversificadas infraestruturas de percursos pedestres de montanha em Portugal, potenciando a visita ao concelho durante todo o ano.
A rede de percursos pedestres é constituída por um conjunto de 14 Pequenas Rotas (com aproximadamente 100 km) e uma Grande Rota que abrange um território vasto situado na vertente sudoeste da serra da Estrela.
A esta ação de promoção junta-se a participação institucional do Concelho de Seia no Stand do Turismo do Centro de Portugal, no âmbito da programação delineada em colaboração com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), onde será apresentada, no dia 19 de março, pelas 19h15, a Festa da Transumância (subida dos rebanhos à serra).
A Festa da Transumância e dos Pastores é um evento impulsionador da atividade pastorícia e da transumância, que ainda se realiza no território de Seia, promovido em articulação com os pastores que ainda mantêm esta prática, tendo como grande objetivo preservar e dignificar este ofício, ainda tão enraizado na comunidade pastoril.
A “Festa da Transumância e dos Pastores” agrega dois grandes momentos: A romaria das ovelhas à Festa de S. João, na Folgosa da Madalena, no dia 25 de junho, e a subida do gado à serra, aproximadamente mil ovelhas, que partem do centro da cidade na subida para o Sabugueiro, no dia 1 de julho. Uma iniciativa inserida no programa de animação da Rede de Aldeias de Montanha.