Assim, na próxima quinta-feira, dia 10 de maio, a partir das 14 horas, terá lugar no Auditório Municipal do Sabugal, a apresentação do SmartFarmer Beira Interior, que pretende ser um meio de aproximação entre produtores e consumidores e de promoção de iniciativas de iniciativas de comércio solidário da Beira Interior.
O SmartFarmer da Beira Interior conta com a gestão partilhada das entidades ADES – Associação Empresarial do Sabugal e AAPIM – Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha.
Segundo a organização, a iniciativa destina-se a produtores agrícolas e consumidores coletivos, particularmente às organizações sociais com serviços de restauração do concelho do Sabugal e concelhos limítrofes. O portal SMARTFARMER Beira Interior será apresentado, promovendo-se workshops dirigidos ao grupo de produtores locais e ao grupo de representantes de organizações sociais com serviço de restauração de forma a esclarecer e apoiar o processo de registo e utilização deste serviço eletrónico de proximidade de compra e venda de produtos agroalimentares, que tem associado outros serviços complementares, visando a promoção dos produtos e serviços locais.
O SmartFarmer é uma ferramenta eletrónica promovida pela OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa. Este portal engloba vários Mercados Eletrónicos de Proximidade, regionais, organizados numa lógica de “Circuitos Curtos de Proximidade”.
O projeto conta também com o acompanhamento de outro projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico STAI.BIN, que pretende promover e avaliar o impacto social económico e ambiental do mercado eletrónico Smartfarmer da Beira Interior, tendo como entidade promotora o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e integra como parceiros o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a Associação EcoGerminar e a EAPN Portugal.
Pode confirmar a sua presença, aqui.