Evento Terminado em 2025-10-26 00:00:00

Sabugal: Festival ‘Sons do Côa’ termina este domingo

Sons Coa 25
Início: 2025-10-25 16:00:00
Fim: 2025-10-26 00:00:00
Local do Evento: Concelho do Sabugal
Entidade Promotora: Município do Sabugal

Numa organização conjunta, o Município do Sabugal e a Associação Cultural Oito Ecos apresentam mais uma edição do Festival ‘Sons do Côa’, que decorre desde o dia 5 de outubro e termina no próximo domingo,dia 26 de outubro, no concelho do Sabugal.

Na sua 4.ª edição, o Festival ‘Sons do Côa’, sob a direção artística de João Andrade Nunes e na senda do observado nos anos anteriores, apresentou um programa original, diversificado e coerente que valoriza a música portuguesa e integra solistas e agrupamentos nacionais de excelência: Sílvia Sequeira, Carlos Monteiro, Sérgio Ramos, Paulo Gaspar, Rui Marques, Quarteto Lopes-Graça, Ensemble São Tomás de Aquino, Quinteto Aquilon e Duo Ligatus in Ventum.

Observando a anterior lógica de descentralização e valorizando o património autóctone, em algumas localidades do concelho (Sabugal, Aldeia do Bispo, Rapoula do Côa e Aldeia da Ponte), voltam a ter lugar concertos que garantem uma grande diversidade, entre a intimidade da música de câmara e o brilho da música orquestral.

Assim, no sábado, dia 25 de outubro, a Igreja Matriz de Aldeia da Ponte acolhe, pelas 16h00, o Quinteto Aquilo, onde o programa apresentado compreende um diálogo musical entre compositores europeus, oriundos de espaços geográficos distintos, cuja produção artística se situa entre os séculos XIX e XX. De Danzi a Nielsen, sem esquecer o incontornável compositor Jacques Ibert este programa, arrojado e eclético, potencia um diferenciado e inesquecível encontro musical.

Já no domingo, dia 26 de outubro, pelas 16h00, o Auditório Municipal do Sabugal acolhe o concerto de encerramento do festival ‘Beijo eterno. Histórias de amor e morte’, protagonizado por Sílvia Sequeira, Carlos Monteiro, Sérgio Ramos e Pedro Lopes. Neste recital de canto lírico percorrer-se-ão algumas das mais emocionantes e expressivas árias do repertório operístico. Destacam-se árias de óperas de Mozart, Puccini, Gershwin. Do drama ao lirismo, este programa revela a força da expressão humana.

Recorde-se que o Festival tem, também, por objetivo valorizar a música portuguesa, integrando-a programaticamente no plano mais amplo da tradição europeia. Essa missão transcreve-se na encomenda de obras a compositores portugueses, e na interpretação de obras já patrimonializadas, estruturantes da memória musical europeia.

O Festival ‘Sons do Côa’ conta com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DgArtes/Governo de Portugal) e com o apoio media da Antena 2 e de parceiros institucionais locais como o Cinco Quinas e a Capeia Arraiana.


Conteúdo Recomendado