Sabugal assinala hoje Dia Internacional dos Museus

Todos os anos o ICOM (International Council of Museums | Conselho Internacional de Museus) seleciona para o Dia Internacional dos Museus um tema que está no centro das preocupações da sociedade. Este ano a reflexão centra-se no futuro dos museus e no seu papel central para o desenvolvimento da sociedade em todo mundo com o […]

Todos os anos o ICOM (International Council of Museums | Conselho Internacional de Museus) seleciona para o Dia Internacional dos Museus um tema que está no centro das preocupações da sociedade. Este ano a reflexão centra-se no futuro dos museus e no seu papel central para o desenvolvimento da sociedade em todo mundo com o tema ‘Museus como centros culturais: o futuro da tradição’.

Para esta reflexão, o ICOM partilhou um texto no seu site, com o objetivo de apresentar o tema e suscitar as questões de todos os interessados.

“O papel dos museus na sociedade está a mudar. Os museus continuam a reinventar-se na procura por se tornarem mais interativos, focados no público, orientados para a comunidade, flexíveis, adaptáveis e móveis. São agora polos culturais que funcionam como plataformas onde a criatividade combina com o conhecimento e onde os visitantes também podem cocriar, compartilhar e interagir.
Enquanto preservam suas principais missões – colecionar, conservar, comunicar, investigar, expor – os museus transformaram as suas práticas para se manterem próximos das comunidades que servem. Hoje, procuram formas inovadoras de lidar com questões sociais contemporâneas e conflitos. Agindo localmente, os museus também podem defender e mitigar os problemas globais, esforçando-se para enfrentar proativamente os desafios da sociedade atual. Como instituições no coração da sociedade, os museus têm o poder de estabelecer o diálogo entre culturas, construir pontes para um mundo pacífico e definir um futuro sustentável.”

Com esta reflexão em mente, o Município do Sabugal convida a uma visita ao seu museu, com entrada gratuita, nos dias 18 e 19 de maio.

Pela ocasião, nestes dias os visitantes serão brindados com a oferta do Catálogo do Museu (Museu do Sabugal – coleção arqueológica).




Conteúdo Recomendado