Rui Ventura sucede a Carlos Condesso (líder da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo), que assume agora a presidência da Assembleia Distrital, tendo ainda sido eleitos Jacinto Dias para o Conselho de jurisdição e João Prata para a Auditoria Financeira.
Ao todo votaram 638 pessoas, de um universo de 838 inscritos.
Em declarações à agência Lusa, Rui Ventura explicou que para o seu mandato tem como grande objetivo que o PSD mantenha a liderança nas câmaras municipais do distrito da Guarda.
“Temos oito das 14 câmaras municipais do distrito, enquanto três são independentes e as outras três do Partido Socialista. O nosso principal objetivo é manter as oito, sendo que do PSD saem dois presidentes em final de mandato, nomeadamente Pinhel e Gouveia, mas pelo trabalho feito ao longo dos anos, acreditamos que voltamos a liderar essas câmaras”, referiu.
Para além de tentar conseguir “o maior número” de câmaras municipais nas próximas eleições autárquicas, o social-democrata não esconde a ambição do seu partido alcançar a liderança na capital do distrito.
“Pretendemos conseguir buscar câmaras, quer ao Partido Socialista, quer aos independentes, e em particular a capital de distrito. O PSD está motivado para retomar a Câmara Municipal da Guarda”, alegou.
Durante o dia de sexta-feira decorreram também eleições para as lideranças das distritais de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Santarém e Beja, muitas concelhias, bem como as 12.ªs eleições diretas no PSD e dos delegados ao 42.º Congresso Nacional.