Em declarações ao Jornal O Interior, Rui Ventura referiu que “devolver a capital de distrito ao PSD”, “ganhar as três Câmaras” do PS e manter as oito autarquias presididas pelo PSD são os principais objetivos do novo presidente social-democrata guardense.
Mas, para isso, pediu aos órgãos nacionais do partido para que “deixem as estruturas distritais escolher os candidatos”, garantindo que “as propostas das concelhias serão sempre respeitadas”.
O pedido surge na véspera da reunião da comissão permanente e da comissão política nacional do PSD, agendada para esta quarta-feira, para definir o cronograma e dar as indicações do calendário e dos perfis dos candidatos às estruturas locais.
Hugo Soares respondeu que “a última decisão” terá que ser sempre de “quem tem a responsabilidade máxima”, mas disse acreditar que não será necessário contrariar os órgãos locais porque vão escolher «os melhores candidatos”.
O secretário-geral do PSD também veio à Guarda garantir que o Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS) “não saíra do concelho, nem do distrito”. Recorde-se que o CEIS vai ser extinto no final do ano no âmbito da fusão com o Centro de Formação Profissional de Competências de Envelhecimento Ativo da qual resultará o Centro de Competências para a Economia Social.