Rosa Mota e Carlos Lopes correm contra desperdício alimentar na produção

Já só faltam dois meses para a segunda edição do Oikos Desafio 100, uma corrida de 100 km entre a Lourinhã e o Estádio do Jamor que decorrerá em dois dias: 18 e 19 de abril.

Segundo o agregador O Meu Bem Estar, todos os fundos angariados revertem a favor da criação de uma plataforma online que trabalhe para reduzir o desperdício das 332.000 toneladas anuais de alimentos na produção nacional. Carlos Lopes, Nelson Évora e Rosa Mota são os embaixadores do Oikos Desafio 100.

Os participantes podem percorrer os 100 km, divididos pelos dois dias de prova, de três diferentes formas: uma equipa de quatro atletas em regime de estafeta em que cada participante faz 25 km; uma equipa de oito atletas em regime de estafeta em que cada participante faz 12,5 km e individualmente, percorrendo o primeiro troço de 12,5km.

Para além do desafio físico, o desafio solidário procura mobilizar os participantes e a população em geral para a angariação de fundos para a construção da plataforma digital que constitua um mercado eletrónico de proximidade para produtos hortofrutícolas, explica a Oikos em comunicado.

Anualmente há cerca de 166.000 toneladas de alimentos, que todos os anos, em Portugal não chegam sequer a entrar na cadeira de distribuição, podendo desta forma ser comercializados diretamente por pequenos produtores e comerciantes.

A inscrição tem um custo de €25 por pessoa. As inscrições encontram-se a decorrer em http://www.oikosdesafio100.pt/.

Os participantes podem ainda ser desafiados a realizar provas paralelas até ao dia da corrida com o objetivo de angariar mais fundos para esta causa.


Conteúdo Recomendado