Recluso do Estabelecimento Prisional da Guarda vence concurso nacional

O recluso Daniel Viegas do Estabelecimento Prisional da Guarda foi o vencedor do 2º Concurso Mostra de Autores Desconhecidos 2015, na subcategoria de Poesia, com o poema Liberdade.

O concurso contou com a participação de 152 reclusos de 29 Estabelecimentos Prisionais de todo o país. De referir que o vencedor é um dos elementos participantes nas oficinas de escrita e leitura em voz alta, dinamizadas pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço naquele estabelecimento prisional.

O concurso foi promovido em julho de 2015, pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, com a colaboração da Inspeção Geral das Atividades Culturais e a Associação DNS.pt. e tinha como objetivos promover a inclusão social e cultural de homens e mulheres em reclusão nos Estabelecimentos Prisionais, conhecer a criação artística de valor da sua autoria e, divulgar e premiar os trabalhos apresentados nas categorias a concurso – Literatura (com três subcategorias Poesia, Conto e Opinião), Artes Visuais (com duas subcategorias Pintura e Desenho), Banda Desenhada, Música e Teatro.
Daniel Viegas venceu o concurso com o poema “Liberdade” que aqui deixamos:

Liberdade
Lá fora, o som melódico do vazio…
Encanta-me… Simplesmente…
Encanta-me… Por não se deixar alcançar
Lá fora, o simples cheiro da terra molhada…
Atrai-me… Deixa-me louco…
Por me atrair…
Lá fora… A luz da lua na noite
Faz-me sonhar…traz desejo,
Alumia-me…
E sonho…
Lá fora, o simples som melódico da terra molhada, à luz da lua…
É apenas… Liberdade


Conteúdo Recomendado