Ramos Rosa em destaque na BMEL

O poeta e ensaísta António Ramos Rosa é o autor em destaque este mês na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda.

Considerado um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa contemporânea, o poeta e ensaísta António Ramos Rosa, natural de Faro, é autor de quase uma centena de títulos. Além da sua vastíssima obra poética, escreveu livros de ensaios que marcaram sucessivas gerações de leitores de poesia, como Poesia, Liberdade Livre (1962) ou A Poesia Moderna e a Interrogação do Real (1979), traduziu muitos poetas e prosadores estrangeiros, sobretudo de língua francesa, e organizou uma importante antologia de poetas portugueses contemporâneos. Prémio Pessoa em 1988, António Ramos Rosa recebeu ainda quase todos os mais relevantes prémios literários portugueses e vários prémios internacionais, quer como poeta, quer como tradutor.

Dia 24 realiza-se o I Encontro Luso-Espanhol de Bibliotecas Itinerantes, uma iniciativa que tem como intuito fomentar o encontro entre profissionais de bibliotecas de Portugal e Espanha, para o intercâmbio de experiências, projetos, ideias, saberes e possíveis cooperações entre os dois países. Por último, no dia 27, tem lugar na Sala Tempo e Poesia uma ação de formação, da responsabilidade da PORDATA, uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que tem por finalidade facultar a todos os cidadãos, informações estatísticas disponíveis sobre Portugal, a Europa e os Municípios, bem como dar a conhecer todas as potencialidades deste portal, através da exploração prática de alguns dos seus indicadores de temas como a população, a saúde ou a educação, à escala nacional ou comparando-os entre diferentes países europeus.


Conteúdo Recomendado