Quadrazais promove 1.ª Rota do Contrabando

A 1.ª Rota do Contrabando (a cavalo) decorre este domingo, com início na Junta de Freguesia de Quadrazais, no Largo Nuno Montemor, às 9 horas.

A 1.ª Rota do Contrabando (a cavalo), uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Quadrazais e da Asociación Amigos del Caballo ‘A Revolera’, com o apoio do Município do Sabugal e do Ayuntamiento de Valverde del Fresno, realiza-se no próximo domingo, dia 14 de abril.

O passeio tem início na Junta de Freguesia de Quadrazais, no Largo Nuno Montemor, pelas 9 horas, e segue em direção ao Barroco Branco e marco 60 – indicador de fronteira –, onde está marcado o encontro com os participantes espanhóis e um momento solene com a presença de entidades oficiais. De seguida, e em conjunto, os participantes irão descer a Serra da Malcata rumo a Quadrazais, onde será servido o almoço, que será acompanhado pelas atuações do Grupo Folclórico U Fresno, as Cantadeiras de Quadrazais, o Grupo Coral e de Cantares do Sabugal e o Grupo Etnográfico do Sabugal.

Segundo refere uma nota da organização, esta iniciativa pretende “unir dois povos irmãos com uma gíria/fala idêntica, que em tempos de contrabando era utilizada pelos dois povos de forma a comunicarem e não serem entendidos pelos Guardas ou em outras situações”.


Conteúdo Recomendado