Prova de Trail em Penha Garcia

O 1º Trail por Terras do Adufe é um evento desportivo de corrida pedestre em Natureza, que decorrerá dia 5 de outubro em Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova.

A prova é organizada pelo Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Penha Garcia em parceria com outras entidades organizadoras, e os apoios da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de Penha Garcia.

Este é o primeiro trail do concelho de Idanha-a-Nova e terá como padrinho da prova Armindo Jacinto. Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO, Armindo Jacinto é natural de Penha Garcia e tem levado o adufe a todos os cantos do mundo e contribuído decisivamente para o crescimento do desporto de turismo de natureza em Portugal.

Penha Garcia tem uma área de 128,6 km2 e toda uma envolvência com características muito interessantes para a prática da modalidade de trail. Destacamos os montes, vales e planícies, onde estão desenhados os caminhos dos pastores, os caminhos dos sapadores, os caminhos outrora utilizados pelas rotas do contrabando até à vizinha Espanha, e a riquíssima “Rota dos Fósseis” onde podem ser observados vestígios da vida na Terra de há muitos milhões de anos atrás, que culmina junto à Piscina Natural do Pego.

O Trail por Terras do Adufe será constituído por duas provas competitivas e uma não competitiva: Trail Longo: 30Km, D+ 1400m; Trail Curto: 19Km, D+ 750m e Caminhada (não cronometrada): 9Km, a correr ou a caminhar, D+ 335m.

Todas as distâncias têm um circuito circular com partida e chegada na Junta de Freguesia de Penha Garcia.

Segundo a organização, a prova é aberta a diferentes escalões, sendo promotora de convívio, saúde e bem-estar dos participantes em associação à prática do desporto de contacto com a natureza.”

Para inscrições e mais informações do evento deve aceder aqui.


Conteúdo Recomendado